Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJRS capacita Mediadores em Pelotas

    O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), por meio do Núcleo de Conciliação do 2º Grau, capacitou 24 conciliadores da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas em Mediação, com curso presencial de 40h/aula, realizado de 19 a 23/1 nas dependências da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

    A capacitação, coordenada pela Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, foi promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos TJRS e ministrada pelas Mediadoras e servidoras do TJRS Ivete Machado Vargas, Izabel Cristina Peres Fagundes e Luciane Moreira de Vargas, que estão sendo capacitadas pelo CNJ como instrutoras em Mediação.

    O curso também foi prestigiado pelo Juiz Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, e pela Juíza titular da 1ª Vara de Família da Comarca de Pelotas, Beatriz da Costa Koci.

    Os novos mediadores ainda participarão de estágio supervisionado e atuarão junto à Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas atendendo demandas pré-processuais da Central e dos Postos de Justiça Comunitária, bem como casos enviados pelos Juízes que atuam na Comarca de Pelotas.

    Segundo os organizadores, o Curso de Capacitação de Mediadores apresenta uma metodologia seguida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de métodos autocompositivos de resolução de controvérsias. Segue as diretrizes da Resolução nº 125/2010 do CNJ, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

    De acordo com a Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, a mediação não é modismo. Ela veio para ficar. Foi incorporada ao Planejamento Estratégico do TJRS e faz parte da política institucional.

    Atividades paralelas

    Além de ministrar a capacitação, as Instrutoras do TJRS promoveram a disseminação da mediação e da cultura da paz com intervenções na mídia e palestra a acadêmicos do Curso de Direito da UCPEL.

    Ao lado do Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, as Instrutoras participaram do Programa Aja Direito, produzido pela TV UCPEL, na tarde do dia 21, e também palestraram a estudantes do Curso de Direito da mesma Instituição na noite do dia 22. As atividades contaram com a presença da Coordenadora do Curso de Direito da Instituição, Professora Ana Cláudia Lucas.

    Também participaram da palestra os Conciliadores e Mediadores da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Fabiane Peter, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, Manoel Osório Cardorin e Vanessa Souza, que falaram sobre a Campanha de Educação para a Paz desenvolvida pela Central. Estiveram presentes o Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, bem como conciliadores, mediadores, servidores, estagiários, voluntários da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas.

    Blog

    Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à Justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com

    Contato

    O atendimento na Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7º andar, na Avenida Ferreira Viana, nº 1134. Telefone (53) 32794900, ramal 1737, e e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br.

    • Publicações7827
    • Seguidores2072
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações533
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrs-capacita-mediadores-em-pelotas/100205536

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)