Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJRS realizará workshop pela Paz Social

    No Dia Internacional da Não-Violência, 2/10 (data criada pela ONU em homenagem a Mahatma Gandhi, um dos maiores pacifistas da história, nascido nesse dia), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul promoverá o Workshop O Poder Judiciário pela Paz Social.

    A iniciativa é uma promoção do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e será realizada das 9h às 18h, no Auditório do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55, 6º andar, Centro de Porto Alegre). Pretendemos, com o evento, incentivar a Cultura da Paz, explica a Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, Coordenadora do Núcleo de Conciliação do TJRS.

    O Workshop é destinado a magistrados e servidores do Poder Judiciário, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, Mediadores, Conciliadores, Advogados, representantes de ONGs, acadêmicos e profissionais interessados no tema.

    O objetivo é oferecer uma mostra dos trabalhos realizados pelos magistrados e servidores no combate e prevenção à violência. Segundo os organizadores, as iniciativas já desenvolvidas serão apresentadas por meio de paineis expositivos, com a utilização de recursos audiovisuais e estandes com informações sobre os trabalhos realizados.

    A não-violência tem um significado mais profundo de não dano, não prejuízo e nos incita a sermos pacíficos sem sermos passivos, ou seja, não devemos aceitar qualquer forma de violência, resume a Desembargadora Vanderlei. Trabalhar pela Cultura da Paz é valorizar o respeito às individualidades, às diferenças, buscar o diálogo, o entendimento e a solidariedade nas pequenas ações do cotidiano.

    Para participar do Workshop, é necessário realizar inscrição pelo e-mail: treinamento@tj.rs.gov.br no período de 19/9 a 1º/10. As vagas são limitadas.

    Programa

    Local: Auditório do Palácio da Justiça (6º andar) Data: 2/10 Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 18h 09h Credenciamento

    10h Abertura oficial - Autoridades

    10h30min - 1º Painel

    Violência contra a Mulher - Madgéli Frantz Machado - Juíza de Direito do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher - Foro Central - e Ivete Machado Vargas - Mediadora Os benefícios da Mediação na jurisdição de família - Roberto Arriada Lorea - Juiz de Direito - 2º Juizado da Vara de Família do Foro Regional do Partenon - Dr. em Antropologia Social pela UFRGS. Debates

    14h - 2º Painel

    Políticas Públicas em Resolução Apropriada de Disputas: Práticas autocompositivas inominadas - André Felipe Gomma de Azevedo - Juiz de Direito - Mestre em Direito pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque - EUA, Professor Pesquisador Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD/UnB); foi Mediador no Instituto de Mediação e Resolução de Conflitos (IMCR) e nos Juizados de Pequenas Causas no Harlem, ambos em Nova Iorque - EUA Parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - Mediação/Violência Doméstica - José Luiz Vieira Leal - Juiz de Direito- Comarca de Frederico Westphalen - Especialista e Mestre em Poder Judiciário pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas. Secretário Executivo Suplente do Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário Posto de Justiça Comunitária de Turuçu e da Campanha de Educação para a Paz - Marcelo Malizia Cabral, Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, especialista em Direitos Humanos pela UFRGS e mestre em Administração Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas e Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, assessor de Juiz de Direito, formado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, mediador em treinamento da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, ex-conciliador do Juizado Especial Cível Debates

    16h - Intervalo (comApresentação do Teatro de Fantoches da Guarda Municipal de POA sobre Justiça Restaurativa)

    16h30min - 3º Painel

    Justiça Restaurativa e Programa Justiça Para o Século 21 - Leoberto Brancher -- Juiz de Direito da Infância e Juventude e Coordenador da Central de Conciliação e Mediação de Caxias do Sul; Coordenador do Projeto Justiça para o Século 21, iniciativa interinstitucional liderada pela Escola da AJURIS A Experiência da CPR JIJ - Central de Práticas Restaurativas do Juizado da Infância e da Juventude de POA - Vera Lúcia Deboni - Juíza de Direito do 3º Juizado Regional da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Coordenadora da CPR JIJ - Central de Práticas Restaurativas do Juizado Regional da Infância e da Juventude de POA. Debates

    Stands:

    Programa Justiça 21 e CPR JIJ - Central de Práticas Restaurativas do Juizado da Infância e da Juventude de POA Ponto Final - violência contra mulher Práticas Restaurativas - Programa Justiça 21 de Cx. Do Sul ONG Brasil sem Redes Mulheres pela Paz (São Leopoldo) Acessibilidade do TJ Núcleo Permanente de Conciliação e Mediação CRVV - Centro de Referência a Vítimas de Violência AJURIS Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas Themis

    • Publicações7827
    • Seguidores2073
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrs-realizara-workshop-pela-paz-social/100074376

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)