Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inválida lei que determinou o reenquadramento de servidores estatutários de Passo Fundo

    Durante sessão do Órgão Especial desta segunda-feira (03/9), os Desembargadores declararam inconstitucional legislação do Município de Passo Fundo que tratava do reenquadramento de servidores estatutários municipais.

    A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) ingressou com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a Lei Complementar nº 054/97, que autorizava o Poder Executivo a efetuar o reenquadramento dos servidores estatutários de nível superior em extinção.

    Segundo a PGJ, a matéria é de competência do Poder Executivo, não cabendo aos Vereadores legislarem sobre regime jurídico e provimento de cargos de servidores públicos e funcionamento das Secretarias e Órgãos da Administração Pública, conforme determinação da Constituição Estadual.

    Julgamento

    No Órgão Especial do TJRS, o Desembargador relator, Arno Werlang, votou pela inconstitucionalidade da lei. Segundo o magistrado, a alteração na política orçamentária do Município proposta pelo Poder Legislativo não se sustenta, sendo passível de declaração de inconstitucionalidade.

    A lei impugnada regula matéria que respeita à situação funcional de servidores públicos municipais, com reflexos de natureza orçamentária, de competência exclusiva do Poder Executivo Municipal, afirmou o relator.

    O voto do relator foi acompanhado por unanimidade dos Desembargadores do Órgão Especial.

    ADIN nº 70049239338

    • Publicações7827
    • Seguidores2073
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações166
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/invalida-lei-que-determinou-o-reenquadramento-de-servidores-estatutarios-de-passo-fundo/100050251

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)