25 de Junho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Crime: ACR 683024921 RS
Publicado por Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Detalhes da Jurisprudência
Processo
ACR 683024921 RS
Órgão Julgador
Terceira Câmara Criminal
Publicação
Diário da Justiça do dia
Julgamento
29 de Setembro de 1983
Relator
Roberto Nicolau Frantz
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
JURI. QUESITOS. DEFEITO NA VOTACAO. INOCORRENCIA. QUESITO SOBRE QUALIFICADORA DE SURPRESA DECLARADO PREJUDICADO EM FACE DO RECONHECIMENTO DE HOMICIDIO PRIVILEGIADO. INCOMPATIBILIDADE ENTRE AS CIRCUNSTANCIAS. DECISAO, NO MERITO, NAO MANIFESTAMENTE CONTRARIA A PROVA DOS AUTOS. VOTO VENCIDO. HOMICIDIO PRIVILEGIADO-QUALIFI- CADO. SOMENTE EM POUCOS E EXCEPCIONAIS CASOS TEM A DOUTRINA E JURISPRUDENCIA ADMITIDO A OCORRENCIA DO HOMICIDIO PRIVILEGIADO-QUA- LIFICADO, MAIS ESPECIALMENTE NAS HIPOTESES DE PRIVILEGIO DECORRENTE DE RELEVANTE VALOR SOCIAL E MORAL. O PRIVILEGIO RECONHECIDO EM TERMOS DE AÇÃO SOB O DOMINIO DE VIOLENTA EMOCAO, LOGO EM SEGUIDA A INJUSTA PROVOCACAO DA VITIMA, E OBVIAMENTE INCOMPATIVEL, POR INCONGRUENCIA, COM A QUALIFICADORA QUE OBJETIVARIA ESSA MESMA AÇÃO COMO INSIDIOSA, A TRAICAO, DE EMBOSCADA, OU MEDIANTE DISSIMULACAO.
( Apelação Crime Nº 683024921, Terceira Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Roberto Nicolau Frantz, Julgado em 29/09/1983)
Resumo Estruturado
1. JURI. - DECISAO NAO CONTRARIA A EVIDENCIA DOS AUTOS. - QUESITO. - PRIVILEGIADORA RECONHECIDA. QUALIFICADORA PREJUDICADA. INCOMPATIBILIDADE. EXISTENCIA. - DEFEITO NA VOTACAO. INOCORRENCIA. 2. HOMICIDIO PRIVILEGIADO-QUALIFICADO. QUANDO OCORRE.