Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Discurso de saudação proferido pelo Desembargador Marcelo Cézar Müller, por ocasião da posse da Desembargadora Isabel Dias Almeida, em 16/03/2009

    Excelentíssimo Senhor Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, Presidente deste Tribunal de Justiça, em nome de quem saúdo as autoridades presentes. Senhoras e Senhores:

    Estamos aqui reunidos para saudar a Desembargadora Isabel Dias Almeida, que assume hoje como integrante deste Tribunal.

    A Desembargadora Isabel Dias Almeida é natural de Porto Alegre, filha de Alcêo Moraes Almeida e Carmen Dias Almeida. Graduou-se em Direito, no ano 1987, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Concluiu Especialização em Processo Civil na Pontifícia Universidade Católica e Mestrado

    em Direito Público na UNISINOS.

    Sua atuação profissional é ampla. Teve início em escritório de advocacia, durante o curso de direito, e, em seguida, como secretaria de Desembargador neste Tribunal. No ano de 1989 ingressou no Ministério Público Estadual. Como Promotora de Justiça exerceu o cargo nas comarcas de Bom Jesus, Dois Irmãos, Viamão e Porto Alegre.

    Foi promovida à Procuradora de Justiça em 1999. Exerceu a função na Assessoria Jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça e foi eleita como membro titular do Órgão Especial do Colégio de Procuradores no biênio 2005 a 2007. A partir de então, foi Subprocuradora-Geral de Justiça, Procuradora de Fundações e vinha representando a instituição nos julgamentos com intervenção do Ministério Público perante o Órgão Especial nesta Corte.

    Merece destaque o fato de ter sido a primeira mulher a assumir as funções de Procuradora-Geral de Justiça em nosso Estado. Como docente, lecionou as cadeiras de Direito Administrativo e Direito Constitucional (graduação e especialização) na Faculdade da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, atualmente licenciada. É autora de artigos doutrinários publicados em revistas especializadas e na obra Jurisdição e Processo: Efetividade e Realização da Pretensão Material, editora Juruá.

    Feita esta breve apresentação formal da Desembargadora Isabel, destacando que seu brilhantismo já é de conhecimento geral, tomo a liberdade de proferir mais algumas palavras:

    No momento atual, com os inúmeros percalços enfrentados pelas pessoas na convivência em sociedade, a função do magistrado revela-se essencial na busca da almejada segurança, paz e do valor ético da Justiça. Essa responsabilidade social, de contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais justa, está presente em cada ato praticado, em cada decisão que prolata, no seu trabalho diário, seja em que processo for.

    O número do ingresso de novos processos na Justiça Estadual tem aumentado de maneira vertiginosa, em 2008 foram distribuídos 2.716.967, circunstância que pode ser debitada a vários fatores, mas que inclui o cumprimento, na medida do possível, dos preceitos constitucionais de acesso à Justiça e eficiência na prestação da jurisdição.

    Comumente é destacada, com razão, a necessidade de atender-se ao princípio da duração razoável do processo. Entretanto, a par da celeridade processual, o julgador está absorto com outro elemento essencial da prestação jurisdicional: a correção e justiça de sua decisão. Essa angústia e preocupação, de realizar a justiça, estão sempre presentes na vida do magistrado.

    A justiça perfeita, com plena igualdade dos valores, é nossa estrela polar. Mesmo que, em algumas vezes, não seja possível de ser alcançada a Justiça absoluta, devido aos limites das capacidades humanas, a solução mais adequada merece ser concedida, utilizando o julgador de sua imparcialidade, comprometimento com os valores Constitucionais e éticos, preparo técnico, experiência de vida, amor ao próximo e fé em Deus.

    Como lembrou Ruy Barbosa, na Oração aos Moços:

    "Todo o bom magistrado tem muito de heróico em si mesmo, na pureza imaculada e na plácida rigidez, que a nada se dobre, e de nada se tema, senão da outra justiça, assente, ca embaixo, na consciência das nações, e culminante, lá em cima, no juízo divino." (p. 43)

    Desembargadora Isabel: na certeza de sucesso nesta nova etapa de sua carreira jurídica, seja bem-vinda.

    EXPEDIENTE

    Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend

    imprensa@tj.rs.gov.br

    Publicação em 16/03/2009 16:00Esta notícia foi acessada 16 vezes.

    • Publicações7827
    • Seguidores2073
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações199
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/discurso-de-saudacao-proferido-pelo-desembargador-marcelo-cezar-muller-por-ocasiao-da-posse-da-desembargadora-isabel-dias-almeida-em-16-03-2009/946223

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)