Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sistema Themis-VEC implantado em todas as Comarcas do Estado

    Foi finalizada, no dia 9/11, a implantação do novo Módulo Themis-VEC em todas as 165 comarcas do Estado.

    O novo módulo informatizado Themis-VEC, integrado ao sistema Themis de 1º grau, foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do Tribunal de Justiça e possui banco de dados centralizado e integrado para todas as comarcas, possibilitando o controle efetivo do cumprimento de penas privativas de liberdade, restritivas de direitos e medidas de segurança.

    No decorrer de toda a implantação, iniciada em julho de 2009, foi realizado o treinamento de aproximadamente 450 servidores, sendo que desse total em torno de 360 servidores tiveram o treinamento no Cartório-Escola da Corregedoria-Geral da Justiça e para os demais servidores o treinamento foi realizado na própria Comarca, quando do acompanhamento da migração.

    O treinamento, ministrado pelos servidores do Serviço Auxiliar de Correição da Corregedoria-Geral da Justiça, Fábio Longhi Serafim, Leonildo Albrecht e Déborha Regina Malaquias, não se deteve somente em orientações práticas de utilização do novo sistema, mas também com informações teóricas sobre o fluxo da execução criminal, buscando o aperfeiçoamento dos servidores de 1º grau nessa matéria tão importante para o Judiciário e para a sociedade.

    Com o novo módulo Themis-VEC foi criado também o PORTAL PEC - WEB que possibilita o acompanhamento pela internet dos processos de execução criminal de todas as comarcas, que pode ser acessado diretamente no endereço eletrônico www1.tjrs.jus.br/portalpec, facilitando a consulta para Advogados, partes, Defensoria Pública, Ministério Público e demais órgãos do sistema judiciário, com informações on-line sobre os dados da pena, movimentações do PEC, consulta de documentos expedidos e decisões proferidas, notas de expediente, audiências designadas, nos moldes do acompanhamento processual na internet do Themis de 1º grau.

    O Juiz-Corregedor Marcelo Mairon Rodrigues destaca que os benefícios da implantação do novo módulo Themis-VEC com remessa eletrônica de documentos e Portal PEC - WEB são extraordinários e por demais relevantes, uma vez que busca atender de forma mais eficiente e ágil o controle da execução criminal e consequentemente os direitos individuais dos presos, trazendo também resultados administrativos de caráter econômico e organizacional extremamente positivos com a racionalização das atividades do judiciário, executivo e da própria sociedade, principalmente em 2010, em que o Conselho Nacional de Justiça estabeleceu como o ano da Justiça Criminal, com atenção especial à informatização do controle da execução penal.

    • Publicações7827
    • Seguidores2072
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8861
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sistema-themis-vec-implantado-em-todas-as-comarcas-do-estado/2475880

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)