Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Por vício de origem, procedente ação contra Portal da Transparência de Gravataí

    O Órgão Especial do TJRS, por unanimidade de votos, considerou inconstitucional a Lei nº 2.957/2010, do Município de Gravataí, que criava atribuições ao Poder Executivo local ao instituir o Portal da Transparência. A Ação Direta solicitando a inconstitucionalidade da Lei foi proposta à Justiça pela Prefeita Municipal - o projeto que deu origem à Lei foi proposto no âmbito da Câmara de Vereadores. A sessão de julgamento foi realizada nesta tarde (13/9).

    Para o Desembargador-relator, Arno Werlang, a lei estabelece atribuições ao Executivo, imiscuindo-se na organização e funcionamento da Administração Pública, circunstância que resta clara no texto legal, que obriga a Administração, por exemplo, à divulgação de dados a respeito de receita e despesas do município e licitações realizadas, além de ficar prazo para o cumprimento da lei.

    Assim, considerou o magistrado, a lei cria, por certo, atribuições a órgãos da administração do município para o cumprimento da exigência legal, além de se poder presumir a criação de despesas a serem suportadas pela Administração, o que é vedado pela ordem constitucional vigente. E concluiu haver vício de origem, pois o Poder Legislativo desbordou de suas atribuições.

    ADI 70036886208

    • Publicações7827
    • Seguidores2073
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações210
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-vicio-de-origem-procedente-acao-contra-portal-da-transparencia-de-gravatai/2371967

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)