Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Arquivo Judicial Centralizado guarda parte da história do RS

    Grande parte da história do Rio Grande do Sul pode ser contada a partir dos documentos que estão guardados no Arquivo Judicial Centralizado do Tribunal de Justiça do RS. O mais antigo documento localizado é de 1769 e o processo, de 1804, quando o Brasil ainda era pertencente a Portugal.

    Em quatro locais em Porto Alegre são guardados mais de 10 milhões de processos. A pesquisadora, historiadora e servidora da Justiça Anelda Pereira de Oliveira trabalha com dois estagiários do curso de História e ocupa uma sala na sede da Av. Farrapos, garimpando os de valor histórico. Verdadeiras investigações vão surgindo ao natural.

    Anelda está já há alguns anos trabalhando no local e registra com tristeza que muito se perdeu para sempre no incêndio do antigo prédio do Tribunal de Justiça, em 1949. Há processos e documentos anteriores à Independência do Brasil e, para sua surpresa, localizou documentos sobre a história da escravatura no País, apesar da ordem do Governo Provisório da República, em dezembro de 1890, ter ordenado a eliminação da história documental dos escravos no país.

    VÍDEO: Solicitação de terras devolutas

    Por meio de pedidos que foram surgindo e até por meio da sorte, a comprovação da situação de posses de terras ou de relações mantidas com instituições bancárias são recuperadas na Sala de Pesquisa, Restauro e Conservação do Arquivo Judicial Centralizado da Justiça Gaúcha. Alguns documentos têm interesse jurídico ainda nos dias de hoje.

    Conseguimos, por meio dos processos que temos aqui, visualizar a formação patrimonial do Rio Grande do Sul, comenta Anelda. Conta a historiadora que os soldados e oficiais que guerreavam em nome dos Impérios de Portugal e depois do Brasil recebiam terras como compensação e depois tinham que defendê-las com as armas que dispunham - daí vem o caráter guerreiro geralmente atribuído ao gaúcho, comenta.

    VÍDEO: O processo mais antigo é de 1804, mostra Anelda

    A microhistória dos mais diversos lugares do Rio Grande do Sul é contada por meio dos expedientes abertos pelas famílias que precisavam regularizar a posse da propriedade quando o pai ou marido que foram à guerra e não retornam mais.

    Apesar de Rui Barbosa determinar a eliminação dos arquivos sobre os escravos, muitos processos discutem a tutela dos escravos e estão catalogados no Arquivo. A Lei do Ventre Livre ´libertava´ as crianças, mas a mãe continuava escrava - então se necessitava do tutor, normalmente o próprio senhor da escrava, - e os tutores precisavam receber pelos gastos com a criança - então a própria criança, ao atingir 15 ou 16 anos, se obrigava a trabalhar para pagar a alimentação recebida.

    Os documentos juntados aos processos antigos são originais - não existiam fotocópia autenticada ou microfilmes. Anelda observa que os processos da Comarca de Canguçu estão entre os melhor conservados, o que credita ao clima característico da região.

    Serviço

    O Arquivo Judicial Centralizado tem sede na Av. Farrapos, 3.999, em Porto Alegre. Não há atendimento direto às partes - no entanto, caso o objetivo seja a pesquisa de caráter social - para investigações na área do direito, história, sociologia, etc., o horário é das 14h às 18h. As pessoas ou seus sucessores que foram parte em processos devem solicitar acesso aos dados via Cartório do processo de origem.

    • Publicações7827
    • Seguidores2073
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3318
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivo-judicial-centralizado-guarda-parte-da-historia-do-rs/2278080

    Informações relacionadas

    Renato Amorim, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Petição de desarquivamento dos autos, vista do processo e solicitação do benefício da Justiça gratuita

    Espaço Vital
    Notíciashá 16 anos

    Advogados e estagiários não precisam ir mais ao foro para pedir o desarquivamento de processos

    Matheus Adriano Paulo, Advogado
    Artigosano passado

    Execução no Juizado Especial Cível ou na Justiça Comum

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-81.2022.8.21.7000 PORTO ALEGRE

    Emanuely Borges da Silva Ferreira, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    (Modelo) NCPC - Pedido de Desarquivamento de Processo

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Endereço desatualizado. continuar lendo