Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Novo prédio do Foro de Alegrete é inaugurado

    Foi inaugurado nesta manhã (10/12), o novo prédio do Foro da Comarca de Alegrete, na Fronteira Oeste do Estado, com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa. Natural do Município, o Desembargador Dorval Bráulio Marques falou em nome do Poder Judiciário e lembrou que há muitos anos um grupo de magistrados e administradores de Alegrete "teve visão de futuro" e destinou a área onde antigamente se localizava o aeroporto da cidade para abrigar o novo Foro da Comarca.

    "Me orgulho de pertencer ao Judiciário que se integra à sociedade, oferecendo melhores condições de trabalho para todos que buscam o Direito", declarou. O Desembargador Bráulio também elogiou o espírito de luta da população que, segundo ele, "tem os olhos voltados para a realidade e busca, através da mobilização coletiva, as conquistas necessárias para melhorar as condições de vida". Mas observou que, apesar dos esforços, "sempre existem novas demandas para serem atendidas".

    O Juiz-Diretor do Foro, Marcos La Porta da Silva, agradeceu à sensibilidade do Tribunal de Justiça em construir um novo prédio. "Temos mais de 22 mil processos em andamento nas quatro Varas que exigem melhores condições de trabalho para magistrados e servidores e, desta maneira, estende-se a qualidade de atendimento à população". O magistrado acrescentou que o novo imóvel não se compõe apenas de uma estrutura física, "mas de um lugar onde as pessoas vêm em busca de seus direitos e de soluções para suas angústias",

    O Prefeito Erasmo Gutterez da Silva advertiu que uma nova construção não é feita apenas da parte física. "A alma do Judiciário são seus magistrados e servidores que fazem da sua rotina o atendimento permanente de todas as pessoas que acorrem aos Foros do Estado".

    O Conselheiro da Ordem dos Advogados do Estado (OAB/RS), advogado Eduardo Bandeira de Mello, admitiu a sensação de tristeza e nostalgia no momento do fechamento das portas do antigo prédio que abrigava o Foro, construído em 1955. "Mas ao mesmo tempo estamos muito felizes com esta nova casa. E graças à entrega de diversos novos prédios o Tribunal de Justiça valoriza a atividade de todos que labutam na cena judicial".

    Presenças

    Participaram ainda da solenidade o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Roque Miguel Fank; o 3º Vice do TJ, Desembargador Luiz Ari Azambuja Ramos; os Desembargadores Orlando Heemann Junior, Luiz Renato Alves da Silva e Gaspar Marques Batista; o Juiz-Corregedor da região, Roberto Behrensdorf Gomes da Silva; o Deputado Estadual Frederico Antunes, representando a Assembleia Legislativa do Estado; o Presidente da Câmara Municipal de Alegrete, Vereador Sandro Guterres Barua; a representante do Ministério Público, Alessandra Moura Bastian Cunha; o representante da Defensoria Pública, Igor Rodrigues Quevedo, o Presidente da Subsecção da OAB de Alegrete, Jorge Newton de Souza Nunes.

    Características do prédio

    O novo Foro está localizado na Av. Tiaraju, nº 1.002, em um terreno de

    4.200 m². O estacionamento conta com 79 vagas disponíveis. A construção do edifício de cinco pavimentos, que possui uma área de

    3.882,02 m², teve custo de R$ 7 milhões e levou 660 dias para conclusão.

    No térreo estão situados o Protocolo Central, Informacoes, e Central de Mandados. A Contadoria/Distribuição ficará no segundo pavimento e, no terceiro haverá sete salas de conciliação e a Direção do Foro.

    Contando com mais de 22 mil processos em andamento, a Comarca de Alegrete possui três Varas Cíveis - das quais uma é especializada em Família e Sucessões e Infância e Juventude - com quase 19,2 mil ações tramitando e uma Vara Criminal que conta com aproximadamente 2,8 mil ações.

    O edifício anterior datava do ano de 1955.

    • Publicações7827
    • Seguidores2073
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1678
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-predio-do-foro-de-alegrete-e-inaugurado/2031972

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)