Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tratamento de portador de necessidades especiais permite reduzir metade da jornada de trabalho

    O Desembargador Nelson Antonio Monteiro Pacheco do TJRS deferiu liminar para manter reduzida em 50% a carga horária diária de servidora estadual. Ela é mãe de criança com necessidades especiais em tratamento. De acordo com o magistrado, o direito da funcionária pública está previsto no artigo 127 da Lei Complementar Estadual nº 10.098/94. A autora da ação tem expediente de 20 horas semanais e o filho dela é portador da Síndrome de Down .

    A servidora interpôs recurso de Agravo de Instrumento ao TJ contra o indeferimento da tutela antecipada para que seja prorrogada a redução da carga horária diária à metade. Salientou que a Administração Estadual negou o pedido, seguindo Parecer nº 11.090 da Procuradoria-Geral do Estado. Segundo a PGE, o benefício só pode ser concedido aos membros do Magistério com carga horária semanal de 40 horas.

    Risco

    Em decisão monocrática, o Desembargador Nelson Pacheco afirmou que a solicitação da demandante “merece imediato acolhimento, evitando-se o prejuízo irreparável que a demora poderia ocasionar.” A agravante busca, assinalou, o reconhecimento ao direito de acompanhamento da saúde do filho excepcional.

    Documentos juntados ao processo demonstram que a servidora era beneficiada da redução da jornada de trabalho para dedicar atenção ao filho. “Resta evidente a verossimilhança do direito invocado e a possibilidade de dano de difícil ou incerta reparação.”

    Interpretação ilegal

    Para o magistrado, o novo entendimento da Administração para negar a renovação da licença é “patentemente ilegal.” Salientou que a legislação não exclui do benefício servidores com carga horária inferior a 40 horas semanais. O artigo 127 da LCRS 10.098/94, prevê: “O servidor, pai, mãe ou responsável por excepcional, físico ou mental, em tratamento, fica autorizado a se afastar do exercício do cargo, quando necessário, por período de até 50% (cinquenta por cento) de sua carga horária normal cotidiana, na forma da lei.”

    O Desembargador Nelson Antonio Monteiro Pacheco assinalou que o dispositivo legal não restringe o benefício para servidores com jornada de 40 horas semanais, como dispõe o Parecer nº 11.090 da PGE.

    Destacou que a recorrente preenche os requisitos para redução da carga horária em 50%. “É mãe de excepcional mental para cuja progressão ou continuidade do tratamento é necessária sua presença.”

    Proc. 70032586430

    • Publicações7827
    • Seguidores2072
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações499
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tratamento-de-portador-de-necessidades-especiais-permite-reduzir-metade-da-jornada-de-trabalho/2004177

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)