Carregando...
JusBrasil - Notícias
01 de novembro de 2014

Inaugurado novo Foro de Lagoa Vermelha

Publicado por Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, inaugurou nesta manhã (17/7) a nova sede da Comarca de Lagoa Vermelha. A solenidade reuniu autoridades da região, magistrados e servidores.

Ao saudar os presentes, o Desembargador Arminio elogiou a Comarca dizendo que a inauguração do prédio e a elevação de entrância (da inicial para intermediária), recém ocorrida, representam o atendimento das necessidades básicas para oferecer melhor trabalho judicial. Agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa com o Judiciário.

O Desembargador Leo Lima, natural daquela cidade, fez um histórico da Comarca, lembrando que foi criada em 1890 e que o primeiro magistrado foi Manoel André da Rocha. Disse ainda que a inauguração foi o ápice da história do Foro e que o título de 'capital da amizade' foi plenamente justificado, porque representou a união de todos os segmentos da comunidade para alcançar esta conquista.

A Juíza Diretora do Foro Substituta, Greice Prata Vieira Grazziotin, salientou que o novo prédio era uma reivindicação remota, porque o antigo Foro não atendia à demanda, apesar do esforço dos magistrados, servidores e estagiários.

O Prefeito Getúlio Cerioli disse que houve uma parceria de instituições públicas que viabilizou tanto a elevação de entrância como a inauguração.

Presenças

Prestigiaram a solenidade ainda o Desembargador Alzir Felippe Schmitz, o Juiz-Corregedor Antônio Vinicius Amaro da Silveira, o Corregedor Regional Edson Jorge Cechet; os Juízes da Comarca Marcos Salgado Martins e Gerson Lira; o Deputado Francisco Appio, representando a Assembleia Legislativa; a Promotora de Justiça Paula Orfi, a Defensora Pública Taísa Sevérico, além de diversas autoridades da região.

Comarca

Com 37 servidores, o Foro de Lagoa Vermelha também atende os municípios de Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiraiaras e Muliterno. Possui 16.400 processos em trâmite nas três Varas Judiciais.

A nova sede, localizada à Rua Protásio Alves, nº 81, possui quatro pavimentos e estacionamento com 42 vagas. Com uma área total de 2.234,79 m², a obra foi executada em 1 ano e 5 meses. Orçada em R$ 3 milhões, a construção foi viabilizada com os recursos do Fundo de Reaparelhamento do Poder Judiciário (FRPJ), que administra os rendimentos dos depósitos judiciais sem utilização de recursos do Tesouro do Estado.

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

O Tribunal passou a funcionar, após o incêndio de 1949, em dependências do Palácio Municipal. Em 1956, houve a mudança para o Edifício Comendador Azevedo. Em 08 de dezembro de 1968 - Dia da Justiça -, na Presidência do Desembargador Balthazar Gama Barbosa, passou a ocupar edifício próprio, o Palácio...


0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://tj-rs.jusbrasil.com.br/noticias/1547942/inaugurado-novo-foro-de-lagoa-vermelha