Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto Renascer ajuda detentos dependentes químicos em presídio de São Borja

    Com parceria do Poder Judiciário junto ao Ministério Público e Hospital Ivan Goulart, o Projeto Renascer, desenvolvido no Presídio Estadual de São Borja há cerca de dois anos, proporciona tratamento aos detentos usuários de drogas.

    A criação e coordenação do projeto é da médica psiquiatra do Hopital Ivan Goulart, Ivete Blanco de Oliveira. O trabalho do Projeto Renascer é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e outros técnico capacitados na área da saúde mental.

    As atividades do projeto incluem reuniões de grupo com apenados voluntários, encontros semanais com uma hora de duração, palestras motivacionais, discussões de temas propostos, dinâmica de grupo, atividades de cultura e lazer, orientação religiosa e utilização medicamentos, dependendo do caso, prescritos pela médica psiquiatra coordenadora.

    Segundo a Juíza da Vara Criminal e da Vara de Execuções Criminais da Comarca de São Borja, Valéria Eugênia Neves Willhelm, o projeto Renascer trata-se de um trabalho que visa, além da identificação dos apenados e apenadas dependentes de drogas, o tratamento e a prevenção de novos casos, elementos importantes na busca da ressocialização destes indivíduos segregados.

    Conforme a magistrada, há um aumento crescente no número de apenados que aderem ao projeto, gerando resultados positivos no tratamento contra o uso de drogas.

    Para a Juíza, a diminuição do aumento do tráfico de drogas está ligada a redução de presos dependentes químicos. Caso contrário, estes indivíduos sairão da cadeia e voltarão a cometer crimes, pois a dependência química não se cura sem apoio e sem o devido tratamento, afirma.

    Até mês de outubro deste ano, uma média de 28 presos participou do programa. Conforme a magistrada, não é uma média estável, depende da liberdade dos réus e o ingresso de outros presos, que queiram participar do projeto.

    O Projeto Renascer começou quando o Juiz Samuel Borges fazia parte da Vara Criminal. A Juíza Valéria entrou em dezembro de 2011 e deu continuidade ao programa.

    • Publicações7827
    • Seguidores2073
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações400
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-renascer-ajuda-detentos-dependentes-quimicos-em-presidio-de-sao-borja/112179150

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)