Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Processo de designação de novos Auxiliares dos Juizados Especiais está em andamento

    Com o término do Curso de Capacitação para Conciliadores, iniciaram os procedimentos de designação dos novos Auxiliares que comporão o quadro dos Juizados Especiais do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Em breve ocorrerão, também, as indicações dos Juízes Leigos.

    Até o final do ano está previsto o desligamento dos designados com base no regramento anterior.

    Procedimento

    Os magistrados, com base na Resolução 905/12 COMAG, verificam a listagem de classificação dos aprovados no processo seletivo realizado e o aproveitamento no curso de capacitação que foi disponibilizado, gratuitamente, através de convênio entre o Tribunal de Justiça e a AJURIS.

    Indicam, então, os Auxiliares, de acordo com o número que entendem compatível com o Juizado, não podendo, entretanto, exceder o limite do número de vagas.

    A indicação é encaminhada à Coordenação dos Juizados que, após verificação da documentação, classificação e aproveitamento no curso, encaminha à Presidência do TJRS o pedido de designação.

    Após a publicação da designação no Diário Oficial, os novos auxiliares estarão aptos a exercer a função.

    Mudança

    Com base na determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJRS realizou o processo seletivo de provas e títulos. A seleção é simplificada, conduzida por critérios objetivos.

    Segundo disposições dos provimentos e resoluções do CNJ, os Juízes Leigos e Conciliadores são auxiliares da Justiça, não detêm cargo e, quando remunerados, recebem por tarefa.

    • Publicações7827
    • Seguidores2073
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/processo-de-designacao-de-novos-auxiliares-dos-juizados-especiais-esta-em-andamento/112098153

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)