Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Tragédia de Santa Maria: Prorrogada a prisão de sócios da boate e integrantes da banda

O Juiz plantonista Regis Adil Bertolini, da Comarca de Santa Maria, concedeu a prorrogação da prisão temporária dos dois sócios-proprietários da boate Kiss e dos dois músicos da banda Gurizada Fandangueira por mais 30 dias. A casa noturna incendiou-se na madrugada de 27/1, vitimando 236 pessoas e deixando outras dezenas feridas. O pedido foi feito pela autoridade policial e teve o parecer favorável do Ministério Público.

De acordo com o Juiz, o Delegado apresentou novas declarações de testemunhas, que indicaram que o comportamento dos quatro envolvidos - os empresários Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Hoffman, o vocalista da banda Marcelo de Jesus dos Santos e o produtor Luciano Augusto Bonilha Leão - pode ter dado causa o homicídio qualificado por asfixia, assumindo o risco de ter causado as mortes.

Decisão

Na decisão, o magistrado analisou detalhadamente a atuação dos quatro na noite da tragédia, de acordo com relatos das testemunhas.

Com relação a Mauro Hoffmann, o Juiz destacou afirmações de que ele sabia e acompanhava tudo o que se passava no estabelecimento.

Uma funcionária relatou que Elissandro tinha pouco cuidado com relação à segurança - tendo sido constatado que nenhum extintor de incêndio funcionava - e que não tinha controle quanto à lotação da casa noturna, sem observância da capacidade máxima permitida.

No tocante ao produtor da banda, Bonilha, há depoimento do dono da loja onde foram comprados os fogos, dizendo que alertou que o sinalizador não era adequado para ambientes internos. Além disso, há sete anos o produtor utilizava os artefatos em shows e, em decorrência disso, tinha ciência dos riscos.

O vocalista Marcelo, da mesma forma, também tinha conhecimento do perigo, pois manuseava os fogos acoplados à mão. Além disso, após perceber o fogo, seu comportamento teria sido determinante para o desenrolar dos fotos, pois não avisou o público do que estava ocorrendo.

O processo agora passa a tramitar na 1ª Vara Criminal de Santa Maria, sob análise do Juiz de Direito Ulysses Fonseca Louzada.

O caso

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região Central do Rio Grande do Sul, deixou 236 mortos na madrugada do último domingo e dezenas de feridos. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da danceteria.

  • Publicações7827
  • Seguidores2073
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações50
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tragedia-de-santa-maria-prorrogada-a-prisao-de-socios-da-boate-e-integrantes-da-banda/100322398

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)