Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Câmara Municipal não pode propor aumento de remuneração para servidores

A prerrogativa conferida ao chefe do Poder Executivo, no artigo 61, da Constituição da República, competindo-lhe privativamente a iniciativa de lei que disponha sobre o aumento da remuneração de servidores, é exemplo da atribuição em face de que não poderia o Poder Legislativo estabelecer obrigação a ser cumprida pelo Poder Executivo.

Essa foi a decisão do Desembargador Túlio de Oliveira Martins, relator do processo no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado. O voto foi acompanhado pela unanimidade dos demais Desembargadores do Pleno, durante sessão de julgamento realizada nesta segunda-feira (27/08)

Caso

O Prefeito de Encantado ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra as Leis Municipais nº 3.566/2011 e 3.367/2011, afirmando que a proposta original dos projetos de lei que concediam adicionais por insalubridade e periculosidade, aos servidores municipais, foram modificados durante a votação dos Vereadores.

Pela proposta do Prefeito, apenas alguns servidores teriam direito ao adicional. No entanto, quando apreciado pelo Legislativo Municipal, o direito foi ampliado para outros cargos de servidores.

Com a decisão de hoje do Órgão Especial do TJRS, as Leis de Encantado nº 3.566/2011 e nº 3.367/2011, foram declaradas inconstitucionais.

ADIN nº 70048015135

  • Publicações7827
  • Seguidores2072
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6636
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-municipal-nao-pode-propor-aumento-de-remuneracao-para-servidores/100042666

Informações relacionadas

Alexandre Thuler, Advogado
Artigoshá 6 anos

STF reafirma sua jurisprudência e vereador pode propor leis que criem despesas para o município

Fernanda Teixeira Almeida, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Revisão Anual da Geral: é possível diferenciar servidores públicos de agentes políticos para sua fixação?

Lucas Domingues, Advogado
Artigoshá 5 anos

O que acontece se o Prefeito Municipal não cumprir uma lei?

Bruno Barbosa, Advogado
Artigoshá 3 anos

Fixação de subsídios dos agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e secretários municipais)

Pierre Finóchio Assis, Advogado
Modeloshá 5 anos

Dirigir segurando ou manuseando o celular, Art. 252, § único do CTB

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)