jusbrasil.com.br
7 de Dezembro de 2016
    Adicione tópicos

    TJ-RS - Apelação Cível : AC 70052700945 RS

    APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. CIRURGIA DE VASECTOMIA. AUSÊNCIA DE NEXO CAUSAL ENTRE A CONDUTA MÉDICA E AS SEQUELAS. DEVER DE INDENIZAR INOCORRENTE. RESPONSABILIDADE MÉDICA. ART. 186 DO CÓDIGO CIVIL.

    Processo
    AC 70052700945 RS
    Orgão Julgador
    Décima Câmara Cível
    Publicação
    Diário da Justiça do dia 02/04/2013
    Julgamento
    28 de Fevereiro de 2013
    Relator
    Paulo Roberto Lessa Franz
    Andamento do Processo

    Ementa

    APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. CIRURGIA DE VASECTOMIA. AUSÊNCIA DE NEXO CAUSAL ENTRE A CONDUTA MÉDICA E AS SEQUELAS. DEVER DE INDENIZAR INOCORRENTE. RESPONSABILIDADE MÉDICA. ART. 186 DO CÓDIGO CIVIL.

    São pressupostos da responsabilidade civil subjetiva: a conduta culposa do agente, o nexo causal e o dano, e a ausência de quaisquer destes elementos afasta o dever de indenizar. RESPONSABILIDADE CIVIL DO NOSOCÔMIO. É cediço que os hospitais, na qualidade de prestadores de serviços, respondem independente de culpa pelo serviço defeituoso prestado ou posto à disposição do consumidor, responsabilidade que é afastada sempre que comprovada a inexistência de defeito ou a culpa exclusiva do consumidor, ou de terceiro, ex vi do art. 14, § 3º do CDC. ERRO MÉDICO. INOCORRÊNCIA. Assente no caderno probatório a inexistência de erro no procedimento adotado pelo médico durante o ato cirúrgico realizado nas dependências do hospital co-demandado, inviável o reconhecimento do dever de indenizar da parte ré. Laudo técnico que afirma a correção nos procedimentos adotados pelo profissional suplicado na realização de vasectomia. Moléstias e hérnia preexistentes e sequelas incompatíveis com o procedimento cirúrgico realizado. Sentença de improcedência mantida. APELAÇÃO IMPROVIDA (Apelação Cível Nº 70052700945, Décima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Paulo Roberto Lessa Franz, Julgado em 28/02/2013)

    Veja essa decisão na íntegra
    É gratuito. Basta se cadastrar.
    Disponível em: http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/112710367/apelacao-civel-ac-70052700945-rs

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)